terça-feira, agosto 16, 2005

Peire d'Alvernhe

Nos tempos de tênue dia e noite espessa,
Quando a branca aurora ganha cor,
Desejo que meu espírito brote e cresça
Em nova alegria de fruta e flor.
Pois sem suas doces folhas vejo os galhos,
E retraídos entre a neve e o frio
O rouxinol, o tordo, o pica-pau e o gaio.

Desjosta'ls breus jorns e'ls loncs sers, e eu, pontiagudo, sei-me encostado ao vento que sopra de tua casa, agora, revolto nos anéis que te dizem idade minha. Tenho sono, mas resisto, vejo areia em pensamento. Tempos que teus olhos não conhecem e te arrepiam. Vez: noite longa, noite espessa.
Qan la branc'aura brunezis, e teus quadris se fazem largos, pedindo filhos que eu te dê, semelhante Diana. Lembrança temprana de meses seguintes, talvez lustros, que nos pedem posições nada cômodas, oito patas de aranha e o rubor que a cor ganha.
Vuoill que branc e bruoill mos sabers para ti, naranjo en flor. Dízimo dos bosques, perfumes e restolho de centenárias aras. A tua geografia se basta com uma morte, lentamente ferida no amor que te tenho e apresento no lenho. Para ti faço saber que pereça, saber que brote e cresça.
D'un nou joi qe'm fruich'e'm floris. Sói ser, e eu quis. Lua crescente cortada e picada, junho e juízo. O desejo. Oculta seiva que te vai pelo corpo, que saboreio ao longo do dia, tênue. Tempos que teus olhos não conhecem e te arrepiam. Mãos dadas em escura gruta. Ainda: flor e fruta.
Car del doutz fuoill vei clarzir los garrics, como tua pele enrugada de água fria, doce ventania a arrancar lágrimas no poente. Talvez o corte aumente com a lembrança temperada do verde tricotado em tua saia reptiliana. Nada que não te caia bem. Folhas nadam na neve, tristes espantalhos só galhos.
Per qe's retrai entre'ls enois e'ls freis, amor, somente amor, geração espontânea da vida não explicada. Tu és a razão obtusa das obtusas frases, clareza de estilo, plena significação, incerto propósito. Ratifico meu recanto nas vozes que te chamam, loucura alheia. Pena comigo, amor meu, pena e eu pio, na neve e no frio.
Lo rossignols e'l tortz e'l gais e'l pics.
Peire-rouxinol-tordo-pica-pau-gaio.

Mutante.